sábado, junho 30, 2012

Com ou sem glúten?

Quer provar minhas guloseimas? Então visite minha barraquinha na Festa Junina do Condomínio Mansões, na Barra da Tijuca, no Rio. Hoje (30/06) e amanhã (01/07), a partir das 18h. Apareça lá.

Já reparou como muitas pessoas que não são alérgicas ao glúten estão aderindo a uma dieta sem ele? O que antes era a preocupação de um grupo está se transformando num hábito alimentar generalizado.

Segundo médicos e nutricionistas, uma dieta restritiva  de glúten só deve mesmo ser adotada por quem for alérgico a ele. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, aveia, cevada e malte. A retirada radical desses alimentos de quem não precisa pode levar à falta de nutrientes.

Ao mesmo tempo os especialistas admitem que uma dieta sem glúten torna a alimentação mais leve e hipocalórica,  o que faz  perder peso.

Então, se você não for alérgico ao glúten - como eu também não sou - mas está querendo perder uns quilinhos evitá-lo, sem exageros, pode ser uma boa ideia. Como na hora de comer guloseimas, por exemplo.

No início não é fácil. Confesso que eu mesma já tinha experimentado comer pão sem glúten e não tinha gostado nada. Mas quando experimentei fazer alguns bolos sem ele, não é que ficaram gostosos? Tanto que agora  já contabilizo várias receitas: de bolo de cenoura com brigadeiro de soja e cacau, de arrozina (farinha de arroz e milho), de banana com amaranto, e por aí vai.

Com um pouco de criatividade e bom senso, dá pra se adaptar rapidinho. Tente variar os ingredientes. Invente novas combinações. Você vai se surpreender com as delícias que podem surgir a partir daí. Quer ver uma?

            Bolo de cenoura sem glúten com calda de brigadeiro de soja e cacau

            -   3 cenouras médias          
       1 xícara de óleo de milho 
- 2 xícaras de açúcar demerara orgânico
- 3 ovos
- 3 xícaras de arrozina
- 1 colher de sopa de fermento
- 1 lata de leite condensado de soja
- 4 colheres de cacau em pó

   Como fazer

Bata as cenouras, o óleo, o açúcar e os ovos no liquidificador até ficar pastoso. Depois coloque a mistura em uma vasilha, juntando as três xícaras de arrozina e o fermento, e bata à mão. Unte de leve uma forma para colocar a mistura e ponha no forno.

Enquanto isso, faça a cobertura de brigadeiro de soja e cacau. Junte o leite condensado e o cacau em uma panela no fogo, mexendo até engrossar. Depois, verifique se o bolo está pronto usando a "técnica" de enfiar o palitinho. Se ele sair sequinho, está no ponto. Se não, espere mais um pouco. Quando o bolo estiver pronto retire do forno e faça pequenos furos nele com o garfo. Em seguida, jogue a calda de brigadeiro por cima. Hummm, dá até água na boca...